HISTÓRIA FATO FICÇÃO Texto projetado fora do teatro [música clássica]

O objetivo deste experimento teatral poderia ser o de apresentar uma discussão sobre a novela O Mez da Grippe, escrita por Valêncio Xavier. Poderíamos fazer referência pelo modo com o qual o autor organiza os seus múltiplos elementos textuais e visuais com o intuito de provocar diferentes reações do leitor/espectador em sua atitude para com texto e a realidade. Nosso objetivo poderia ser também o de mostrar que o diálogo estabelecido entre indivíduo, texto e contexto enfatiza o papel do leitor/espectador na construção da própria obra e desafia nossas certezas em relação aos conceitos de história, fato e ficção.

Um boneco pergunta pro outro: Você trocaria todo o seu passado por um punhado de futuro em branco?

Um boneco pergunta pro outro: Você trocaria todo o seu passado por um punhado de futuro em branco?

Quando os bonecos refletem...

"A febre é o momento em que a imaginação disputa com o real. É um estado de lucidez alterada. É a chance de ver o que está atrás da cortina. A febre é apenas um sintoma. Um sintoma expressa uma doença. A expressão revela. O que está atrás da cortina? É um bom estado de lucidez alterada. A gripe, a peste, a guerra, isto aqui (a marionete faz os gestos apontando), a mão, a carne, o refletor, você, a caixa de som, o teatro, tudo isso é real, é ficção, documento, invenção, ciência, poesia".
Fernando Kinas

Uma experiência coletiva

Uma  experiência coletiva

Erfahrung / Erlebnis

"Erfahrung é o conhecimento obtido através de uma experiência que se acumula, que se prolonga, que se desdobra, como numa viagem (viajar em alemão é fahren). O sujeito integrado numa comunidade dispõe de critérios que lhe permitem ir sedimentando as coisas com o tempo. Erlebnis é a vivência do indivídua privado isolado. É a impressão forte que precisa ser assimilada às pressas, que produz apenas efeitos imediatos."

Ficha Técnica do espetáculo

Ficha Técnica

Direção e Dramaturgia - Fernando Kinas
Elenco - Andréa Obrecht, Gabriel Gorosito, Pablito Kucarz, Renata Hardy e Rodrigo Ferrarini
Iluminação - Waldo Leon
Sonoplastia - Vadeco e Fernando Kinas
Cenário e Figurino – Fernando Marés
Vídeos - Marlon de Toledo
Produção Executiva - Adriano Esturilho
Realização: Pausa Companhia

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Fernando Kinas

Rodrigo, Fernando e Fernanda

Fernando, Fernanda e Renata